domingo, dezembro 14, 2025
Casa Brasil Entenda o que é o Fundo Amazônia e suas atribuições

Entenda o que é o Fundo Amazônia e suas atribuições

por tiagotortella
0 Comente
entenda-o-que-e-o-fundo-amazonia-e-suas-atribuicoes

O Fundo Amazônia foi proposto pelo governo brasileiro durante a COP-12, a Conferência Mundial do Clima, em 2006, sendo criado efetivamente em 1° de agosto de 2008, durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O programa busca a contribuição voluntária, ou seja, doações para prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, assim como conservação e uso sustentável da Amazônia Legal.

O Fundo Amazônia é gerido pelo BNDES, que faz a captação de recursos, contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados. Ele possui um Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa), responsável pelas diretrizes e critérios para seu funcionamento.

Participam do Cofa representantes do governo federal, dos estados da Amazônia Legal e da sociedade civil.

Há também um Comitê Técnico, que é nomeado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que atesta emissões provenientes de desmatamentos na floresta.

Até 20% dos recursos do programa são voltados a sistemas de monitoramento e controle do desmatamento em outros biomas brasileiros e em outros países tropicais.

Entre as atribuições do Fundo Amazônia, estão:

  • Gestão de florestas públicas e áreas protegidas;
  • Controle, monitoramento e fiscalização ambiental;
  • Manejo florestal sustentável;
  • Atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável da vegetação;
  • Zoneamento ecológico e econômico, ordenamento territorial e regularização fundiária;
  • Conservação e uso sustentável da biodiversidade;
  • Recuperação de áreas desmatadas.

Recentemente, houve também o anúncio da expansão de suas funções, conforme a arte abaixo:

Atribuições do Fundo Amazônia
Atribuições do Fundo Amazônia / Arte CNN

Ao todo, 102 projetos e 384 instituições são apoiadas diretamente e por meio de parceiros, com mais de 207 mil pessoas beneficiadas com atividades produtivas sustentáveis.

Além disso, 195 unidades de conservação e 101 terras indígenas da Amazônia são apoiadas. Foram realizadas 1.706 missões de fiscalização ambiental.

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Fundo ficou paralisado. Em 2023, a Alemanha anunciou que desbloquearia os recursos.

Além deste país europeu, a Noruega também contribui, e outros como França, Reino Unido e Espanha sinalizaram participação. Em visita ao Brasil, o enviado especial dos Estados Unidos para o clima também destacou “compromisso” em trabalhar com Fundo Amazônia.

Com novas doações, o montante disponível para o programa chegou a R$ 5,4 bilhões no início de 2023. Em 2018, o valor disponibilizado foi de R$ 3,4 bilhões.

Países que participam e que sinalizaram participação no Fundo Amazônia
Países que participam e que sinalizaram participação no Fundo Amazônia / Arte CNN

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados